Notícias

Máquina de solda MF – Aplicada a indústria aeroespacial: cliente Embraer

Devido a diversidade de produtos e ao dimensional dos componentes mostrou-se inviável a fabricação de múltiplos dispositivos de solda e utilização de barreiras de segurança ou proteções móveis.
Em muitos casos o operador precisa permanecer segurando os componentes durante o processo de soldagem.
O projeto IS-400 MF foi desenvolvido exclusivamente com base nas necessidades de produção da EMBRAER.

Dentre as principais características da solução quatro pontos foram fundamentais para o sucesso do projeto:

  • O controle de solda por média frequência, proporciona maior estabilidade ao processo, aprimorando assim a qualidade da solda e abrangendo uma gama maior de possibilidades para soldar diferentes componentes, nesse caso: ligas de aços diversas, Titânio, Inconel, Inox, Alumínio e Aço 4130, com destaque para os dois últimos pela complexidade de conseguir bons resultados de solda. Por conta disso foi utilizado um inversor de solda ISOTRON customizado para controlar 03 transformadores de 200 kVA em paralelo;
  • Sistema exclusivo anti esmagamento, que possibilita operação do equipamento sem a utilização de barreiras de segurança ou ainda proteções mecânicas, em conformidade com a norma NR-12;
  • Integração da máquina com SAP do cliente possibilitando armazenamento de dados de produção gerados pelo equipamento para geração de relatórios, além da operação intertravada com a parametrização e ordem de produção geradas pelo SAP. Um software supervisório exclusivo desenvolvido para computador é utilizado como interface entre operador e máquina/sistema;
  • Controle de força de soldagem em malha fechada por meio de atuador elétrico e célula de carga.

Reconhecida mundialmente, a Embraer é a 3ª maior fabricante de jatos comerciais do mundo e líder absoluto no segmento de aeronaves de até 130 assentos. Criada em 1969 com apoio do governo nacional dentro de um projeto estratégico para implementar a indústria aeronáutica no país, em um contexto de políticas de substituição de importações.

solda sendo realizada
solda ponto aplicada

Sistema anti esmagamento

A grande novidade desse projeto foi o sistema anti esmagamento implementado e a forma de ligação. A aplicação exige que o operador permaneça segurando os componentes durante todo o processo de soldagem, sem necessidade de indexá-las em algum gabarito.

O acionamento ocorre por pedal e a operação garante a integridade física do operador. Basicamente são aplicadas duas forças distintas sob monitoramento constante, a primeira para aproximar o eletrodo na peça e a segunda para soldar.

Basicamente são aplicadas duas forças distintas, a primeira para aproximar o eletrodo na peça e a segunda para soldar. O primeiro movimento ocorre de forma lenta e com força mínima (inferior a  150 N e/ou 50 N/cm²), além de ter o percurso monitorado para detectar qualquer oscilação de força no deslocamento entre o ponto inicial e final.

SAIBA MAIS SOBRE O SISTEMA E SUA SOLUÇÃO CLICANDO AQUI!

Somente após satisfazer diversas condições (mecânicas / elétricas) o sistema entende que entre os eletrodos existem metais e não membros ou dedos do operador, para então aplicar a força ideal para soldagem, que nesse caso pode ultrapassar 1000 kgF.

Confira a seguir o vídeo da máquina em operação e o sistema anti esmagamento:

Escrito por: Máiron Tadini – Engenheiro Eletricista Isotron

Fotos e vídeo : Carolina Schlenker – Marketing e Design Isotron

Conheça melhor a Isotron

A Isotron é uma empresa brasileira que atua no seguimento industrial desde 1996. Iniciou suas atividades e consolidou sua marca como fabricante de máquinas e equipamentos para solda por resistência. Em outra divisão possui parcerias com grandes marcas presentes no mercado mundial, onde distribui e representa componentes para instalações elétricas diversas, entre os produtos ofertados encontram-se, sistemas de interconexão, tomadas multipolares blindadas, cabos elétricos, painéis de distribuição de energia, entre outros.

 

Saiba mais